A Coragem Não é Dos Fracos
Para a compreender esta virtude, que impulsiona ao movimento e à vida, é preciso existir o “destemor”, pois, A Coragem Não é Dos fracos.
Aquele que teme o que a realidade traz à luz, limita a própria visão e torna-se um “cego”.
Toda “liberdade” existe na mente! A liberdade é uma utopia! Sempre estamos pertencendo à algo. Estamos atrelados ao grupo familiar, ao time de futebol, à faculdade, à filosofia que seguimos. Livres são os que sabem viver a vida, que conseguem ser eles mesmos, sem medos.
Pessoas que receiam o que pensarão delas mesmas, estão encarceradas na individualidade, em “bolhas”! Se autossabotam, são prisioneiros de receios! Vivem omitindo e dissimulando a própria dor, num recalque de negação e resistência.
A coragem só pode existir quando se escolhe ouvir os mais profundos anseios da alma, o caminho do coração.
A Coragem Não é Dos Fracos
Você conhece pessoas “bolha”? Você pergunta se ela melhorou e fica no vácuo, Sem resposta!
Pergunta como está o pai de fulano e ouve: “não fala nada! Não pergunte! Ele não gosta que saibam que perdeu o emprego, que terminou o casamento! E como resultado “o assunto” proibido, torna-se um “problemão” adiante!
NADA PODE SER EXCLUÍDO
Caso clínico 1:
Uma filha adolescente engravidou e os pais não queriam que ninguém soubesse, enviando-a para outra cidade, com a desculpa de estudos. Na hora em que ela estava no hospital para ter o bebê, houve uma complicação no parto e ela precisava de transfusão de sangue.
A única alternativa para sobreviver, seria, as pressas, chamar a família para verificar a compatibilidade. Muitos familiares tiveram que se deslocar e a verdade acabou aparecendo.
Quem ficou mal nesta história real? A menina gravida ou os pais, ou ambos? E poderia ter sido tudo diferente, com menos sofrimento e mais amor.
GENTE BOLHA
Muitas vezes encontramos pessoas, famílias “bolha”!
Todos vivem fechados em suas bolhas, vivem cheios de receios! Medo de mostrar o quarto, comentar sobre seu trabalho, seu lazer, sua vida. Tudo gira em torno apenas de superficialidades, porque se abrirem muito, alguém pode roubar a ideia, interferir, dar palpite, encher o “saco”!
Ah…. Desejam apenas segurança, manter sempre a imagem de que “está tudo sempre bem”. O que camuflam?
Caso clínico 2:
Uma mãe descobriu um nódulo no seio e não contou nada a ninguém! “Vai passar!” Depois de 1 ano, o filho mais velho precisou socorrê-la do câncer. Para socorrer a mãe, sem convênio médico, gerou-se uma dívida econômica enorme ao filho, já casado. Depois, o câncer tomou força e alastrou-se em metástase, e mesmo assim, era um segredo para os outros dois filhos mais jovens.
Um deles foi estudar no exterior, não sabendo da gravidade da doença. Passado mais um tempo, esta mãe faleceu e esta filhinha caçula, que estudava em outro pais, teve que voltar para ir ao enterro.
Como reparar um abraço, um adeus que não pôde ser dado?
Coragem não é saber viajar sozinho, se aventurando em aeroportos de outros países enquanto outros assumem seus receios (medos) e viajam de excursão.
Coragem é não ter receio de mostrar-se!
É preciso ter coragem para ser verdadeiro.
Coragem é tirar a máscara que aprisiona na própria falsa imagem de um “eu tenho que mostrar que sou forte”, custe o que custar.
Quem é, não precisa ficar o tempo todo mostrando.
A Coragem Não é Dos Fracos
Aquele que estaciona no comodismo da vida, não quer avançar, quer segurança. Este, até pode ter conhecimento, experiência, seu problema não é falta de saber!
É preciso coragem para alcançar a liberdade, que traz transformação e vitalidade.
Para você, que busca segurança, só há um caminho!
Coragem, para não dar voltas e alcançar o lugar a que pertence.
Com carinho, Júlia Blanque
“Quando aprendemos a voar como águias, deixamos de ser pombas e paramos de ciscar migalhas.”