Como encontrar o caminho da felicidade através da verdade
Descartes, filósofo francês, no seu livro, Discurso do Método, relata que a verdade não deveria ser um privilégio de poucos, qualquer um, utilizando-se da razão e do método, poderia chegar à verdade, basta desenvolver o método cartesiano da especialização, para chegar até o âmago da verdade, e este artigo vai lhe mostrar como encontrar o caminho da felicidade através da verdade!
Para conhecer a verdade é preciso desconstruir o objeto de estudo até a sua “essência”. Só podemos alcançar essa maestria de especialização, a partir de uma escolha: ter disciplina!
A disciplina (discipuli)é relativa à ação de aprender, instruir-se e, somente através desta virtude é que se alcança a essência – “a verdade de algo”, que é livre de paradoxos, preconceitos, julgamentos engessados de senso comum e distorções da percepção que excluem, separam e provocam sofrimento.
A humanidade sempre foi permeada da dualidade dos opostos! Do certo e errado, verdade e mentira, luz e sombra, normal e anormal, feliz e triste. Estar em paz e sem conflito, contudo, é o que todos buscam, seguir apenas um lado! Nosso superego está sempre analisando, julgando, condenando e excluindo.
Como podemos excluir um lado se tudo no universo conhecido é formado de dualidades, que se completam e coexistem para poderem estar sempre se TRANSFORMANDO, num processo contínuo de mudanças, rumo à evolução?
Até mesmo nosso corpo físico é formado, a nível molecular, de espaços com fótons de luz e vazios (ausência de luz, escuridão), tal qual vemos entre os planetas e o que os separa.
Não existe separação, tudo está interligado, tudo depende da completude das diferenças para poder coexistir e, só podemos nos enxergar, ter a real percepção de quem somos, a partir das diferenças.
Uma coisa é certa! No âmago simplificado da psicologia, aqueles que buscam a liberdade, a felicidade, a prosperidade e vivem nesta realidade, são aqueles que não se prendem a conceitos castradores, libertinos, julgadores e que excluem o outro.
Como encontrar o caminho da felicidade através da verdade!
As pessoas mais felizes são as que expandiram a sua percepção, que se permitem flexibilizar, aceitar sem resistências e “incluir” mesmo o diferente, com respeito. Pessoas felizes têm a humildade de deixar o controle total para a competência do Grande Mistério, a energia criadora cósmica, que permeia tudo, que é uma força criativa e que precisa de “espaços vazios” para continuar criando a evolução.
Autoconhecimento implica em desenvolver essa inteligência emocional e espiritual, com flexibilidade. Mesmo porque, tudo o que fica estagnado, que não se deixa transformar, mudar, crescer e, sofre, adoece, perece! Até o amor adoece!
As pessoas que vencem a resistência da autoproteção cega do ego, conseguem mudar, fazem terapia, têm ciclos de amigos, conhecem outras culturas, outros países, são mais bem resolvidas. Os que rapidamente recebem alta de seus terapeutas, são aquelas que não vivem apenas no mundo dos conceitos engessados do mental, têm espiritualidade e percepção integrada de que são mente, corpo e espírito.
Quem faz terapia é a mente que adoeceu! Quem faz terapia é o ego, regido pela mente que controla o corpo, produz estados mentais que geram doenças. A essência é livre, no seu grau de evolução, e precisa vivenciar as diferenças, para continuar seu processo de transformação constante rumo a evolução.
“Estar seguindo a sua verdade é, portanto, seguir o caminho da felicidade”, “o caminho do coração”, da aceitação que, com o amadurecimento, os valores mudam, expandem, transcendem e, que cada um tem uma trajetória de vida e segue os valores ao grupo que pertence (família, religião, time de futebol, grupo de amigos…); consegue ver com compaixão os que estão em evolução diferente da sua, com transtornos mentais, desvios de conduta e que, precisam crescer, no tempo deles!
A verdade liberta porque é um caminho amoroso de compreensão da própria vida, cujas piores experiências sempre levam ao próximo passo, às maiores alegrias! Tudo ao seu redor coexiste portanto para a evolução e, se você deseja alcançar a sua sabedoria, só há um caminho!
Ter a disciplina de procurar não julgar, não reclamar; apenas deixar-se fluir, aproveitando a misteriosa jornada, mantendo-se na essência. Resgate a felicidade e empodere-se de si mesmo!