Os Efeitos da Transformação Individual Constante
Toda transformação individual, ao longo do tempo, gera um efeito de transformação coletiva. É impossível ficar estagnado, “dormindo”, para sempre. É a lei da evolução!
As pessoas despertam quando escolhem parar de sofrer ou causar dor.
Cada um desperta a seu tempo, no processo de tomar a vida com toda a sua prosperidade e força; à nível coletivo, quando uma nação já cumpriu seu papel sistêmico, ela se “liberta” e se torna um país desenvolvido.
Vê-se o Brasil, ao longo das gerações, como um país cuja egrégora sistêmica é permeada, desde a colonização, por uma história de uma terra de saques, roubos, abusos e escravidão, em “o tomar do outra”, ou levar vantagem em tudo, como a “lei de Gerson”.
Estamos crescendo individualmente!
Como o individual precede ao coletivo, há um grito nacional, da grande alma brasileira, que deseja grandes transformações – educação, saúde, prosperidade, reconhecimento.
Os Efeitos da Transformação Individual Constante
Bert Hellinger, terapeuta, psicanalista e psicólogo, criador da cada vez mais popular “Constelação Familiar Sistêmica“, técnica de cura ou restabelecimento harmônico do amor e das leis que regem os relacionamentos, afirma que:
O que é bom – é o que traz alívio ao indivíduo e ao coletivo, traz alegria ou reduz um estresse (Ackno Conversations, Bert Hellinger, 1999).
O que é mal – é o que causa ao outro ou ao coletivo qualquer exclusão, dar de menos ao que recebeu ou desrespeito, produzindo um mal que gera tristeza, desamor, emaranhamentos que se estendem por gerações.
O mal, é o lado sombra que existe na dualidade humana. O bem e o mal coexistem para gerar aprendizados, mas cabe a cada um escolher alimentar o bem.
O mal que atinge a uma pessoa (cônjuge, irmão, colega de trabalho, etc) ou a poucos, é percebido de certa forma pelo agressor como um mal ao outro.
Mas, quando o mal é causado a mais de 20 pessoas, o agressor não tem a menor ideia de que a população irá sofrer ou descobrir! Porque são muitos e a nível coletivo o agressor não se sente como se estivesse agredindo a alguém que lhe é muito importante. Assim, fica mais fácil de se entender porque a corrupção endêmica é difícil de ser vista como um mal feito a muitos, prejudicando um país, uma nação.
Transformação coletiva é, além de um despertar individual e grupal, uma compreensão, uma união, um comprometimento com a verdade!
A verdade que cura é uma mudança de atitude interior cujo caráter individual se manifesta na integridade e no âmago de um povo.
Como sempre abordo na clínica e no mundo corporativo, é preciso estar engajado com a escolha de ser feliz, e isto se alcança tomando atitudes íntegras.
Os Efeitos da Transformação Individual Constante
Se formos verdadeiros conosco mesmos, estaremos delineando o caminho da prosperidade.
Se o individual precede o coletivo, estamos despertando um povo já cansado de sofrer e assim se caminhará para a libertação do regresso.
“O melhor trabalho político, social e espiritual que podemos fazer é parar de projetar nossa sombra sobre os outros”.
Carl G. Jung (1875-1961)
ORDEM E PROGRESSO a cada um de nós.